terça-feira, 17 de abril de 2007

Tango no cinema
(Ðri Rodrigues)

Hoje o blog abre espaço para um vídeo que não é de nenhum dos convidados do DANÇABH. O vídeo de hoje foi extraído do filme "Tango" que, dizem por aí, é sobre um filme de tango. Eu, particularmente, confesso ainda não ter assistido, mas depois dessa cena fica difícil segurar a curiosidade. Realmente lindas as imagens, um espétaculo em termos de direção de fotografia.



Segundo a Wikipedia, o tango tem berço em Buenos Aires.
"O termo parece provir da língua ibíbia (do Níger e do Congo) tamgu: "tambor" e "bailar (ao som do tambor)". Desconhece-se se a palavra tambor (tanto em castelhano como em português) provenha deste termo ibíbio, tamgu, ou do árabe hispânico tabal.

Em Buenos Aires acreditava-se que os negros designavam seu instrumento tangor porque tinham dificuldade para pronunciar "tambor". No século XIX, na Ilha do Ferro (no arquipélago das Canárias) e em lugares de América, a palavra tango significava "reunião de negros para bailar ao som do tambor".
"

Aos leigos, a primeira imagem que se associa ao ouvir "dança de salão" é sempre a do tango. Vários filmes foram marcados pela presença de cenas dessa dança tão bela e intensa. Fora o do vídeo de hoje, vale lembrar "Perfume de Mulher" (1992), "Último Tango em Paris" (1972), "Uma Lição de Tango" (1997), "Dança Comigo" (2004, com a cena de tango de Jennifer Lopez e Richard Gere!), "Vem Dançar" (2006, com Antônio Banderas ) e outros duzentos e tantos que aparecem na lista do IMDb (The International Movies Database).

Um comentário:

Anônimo disse...

Linda essa cena, a do Vem Dançar é intensa também!