...e foi assim que comemoramos (Dri Rodrigues e Haroldo Lage) os 12 anos da Passo Básico . No grande estilo que a ocasião merece e foi assim mesmo que o baile seguiu. Os ilustres convidados chegavam recepcionados por uma equipe encantadora e devidamente caracterizada. A noite não seguiu menos mágica, o repertório teve grande variedade e qualidade.
Mas o ponto alto da noite foram as apresentações, praticamente todos os professores convidados mostraram sua arte.
Cecilia e Léo mostraram que nem só de salsa vive o homem, um bolero cai bem e ele mandaram muito bem.
Stéphane e Renata mostraram um que o rock não morreu, vai muito bem obrigado e é divertidíssimo de dançar.
Fabiana e Patrick mostraram uma nova coreografia e quem sou eu para falar que foi menos ou mais divertida que a anterior!
Cristóvão e Katiusca mostraram sua arte num tango delicioso.
Carlos Leça estourou o vozeirão numa cantoria de fazer inveja e foi justamente ele que, após chamar cada apresentação, apresentou o grupo do Passo Básico.
Com direito a camarote esse que vos escreve foi cenário para a apresentação, juntamente com a outra metade dos progenitores desse blog.
Temos poucas fotos das apresentações, mas olha só como vermelho está na moda!
E foi assim que comemoramos os 12 anos da Passo Básico...
E assim que foi o último baile do primeiro Dança BH (ênfase no "primeiro", pois quero mais).
E é aqui que finalizamos a primeira etapa do blog dos bastidores do Dança BH. Foi muito gostoso escrever esse tempo todo sobre dança, foi muito gostoso brincar com a Dri de blog.
O que faremos com esse filho que nasceu e rendeu mais de 1000 visitas únicas?
Aguardem e confiram, serão os primeiros a saber.
Algumas fotos do evento:
Fotos do Lapa Multshow
Fotos da Dri Bastidores Rodrigues
Fotos da Zânia Lages
Se você tiver mais fotos dos eventos, manda um email para a gente disponibilizaremos!
domingo, 27 de maio de 2007
Baile de Aniversário Passo Básico 12 anos. Por Haroldo Lage
Marcadores: Belo Horizonte, Dança BH, Dança de salão, Rock, Salsa, Tango
quinta-feira, 24 de maio de 2007
Ðri Rodrigues no DANÇABH - Ponto de vista
Eu ia escrever em detalhes, tudo o que achei desse encontro. Depois eu pensei melhor e achei que ia ser chato de ler. Por isso, simplifico:
- Contras:
Só fiz uma aula;
Não dancei direito no baile de aniversário;
Dormi quase nada e terminei a maratona exausta;
O som falhou no Lapa, sábado;
Não vi aula de muitos professores.
- Prós:
Estou apaixonada pela didática do Stéphane, do Israel e do Léo (que eu pouco ou nada conhecia);
Quero aprender RUMBA;
Quase todo mundo teve par pra fazer a aula que bem quis;
Os bailes foram animados;
Os professores convidados foram acertadíssimos e têm estilo bem parecido com a Passo Básico;
Pude assistir ao vivo à coreografia da Fabiana com o Patrick que tínhamos colocado aqui no blog e foi inexplicável de tão bonito, adorei a volta do "The Zoukers", e a Samira com o Érico;
Ver gente de escolas diferentes, lugares diferentes, se divertindo e de certa forma em confraternização por um motivo tão bacana quanto a dança.
Claro que tem mais coisa, mas vou passar a tarefa pra frente: QUE TAL VOCÊ, LEITOR OU LEITORA, DEIXAR A SUA OPINIÃO (e crítica, também... afinal no ano que vem a gente quer ser ainda melhor!) AQUI NA CAIXINHA DE COMENTÁRIOS?
Vou finalizar com o poema que deixei no meu blog pessoal, celebrando o encontro.
Belo Horizonte dançante
Alguns meses de expectativa
como se espera o primeiro filho,
o primeiro dia de aula,
a primeira vez...
Planos e projetos de que tudo seja perfeito
um bebê com os vinte dedinhos
uma professora super bacana
um momento de sonho...
E então chega a hora
com as contrações e dores
os novos obstáculos e metas
a estranheza de algo que nunca se fez...
No encerramento, no suspiro de alívio
o choro que se acalma no contato com a pele quente
a sensação de ser capaz de alcançar mais longe
o sorriso do outro espelhando um sorriso em você...
Dança, Beagá
Dança que a vida corre
Mas é assim que as pessoas se encontram
Minas a fora, Brasil a fora, mundo a fora
E cada um carrega um pedacinho especial
Uma semente pra plantar nos outros
Que transforma a dança, o corpo, a mente,
E põe em rebuliço a alma de quem sente
Dança, Beagá,
De novo e outra vez
Como pede a música
ou pede a vida
Tanto quanto possível
Por se sentir capaz de gerar
De vencer
E de sentir prazer...
segunda-feira, 21 de maio de 2007
Fim (por Ðri Rodrigues)
Queridos leitores,
Gostaria de agradecer a quem participou do evento:
- primeiro os alunos-dançarinos, porque o evento foi feito pra eles.
- em seguida, à equipe inteira, porque sem eles não haveria evento.
- aos professores, abençoados com o dom de ensinar a dançar. Confesso que não pude bisbilhotar as aulas de Juliana e Fabiano (que trouxeram a linda Clarinha), nem as do Roberto e da Maricel, nem Fabiana e Patrick, e nem as do Cristóvão e da Katiúsca, o que reduz um pouco a minha capacidade de julgamento, mas o que eu pude ver foram aulas espetaculares do Léo com a Ceci, do Érico com a Jana, do Stéphane com a Renata e do Israel com a Patica (a única que efetivamente pude fazer: zouk com duas damas!).
- aos dois convidados para palestras, Albená e Leça, pelo enriquecimento e ampliação dos nossos horizontes.
- aos diretores da Passo Básico, pela coragem e determinação.
- finalmente, eu tenho que agradecer muito pela companhia da Jana, foi um prazer imenso trabalhar com ela.
Ao longo dessa semana, escreveremos um pouco mais sobre tudo o que aconteceu nesses 4 dias. Hoje eu peço licença pra descansar um pouco...
E sobre o futuro do blog, não percam as cenas do próximo capítulo: eu e Haroldo estamos discutindo o formato oficial pra continuar a escrever sobre dança de salão!
sábado, 19 de maio de 2007
Noite Latina na Fogueira! (por Haroldo Lage)
Sem pensar muito, sem considerar estilos, com a emoção quente e as lembranças do baile segue o relato no mesmo esquema que o anterior.
O local é o nosso velho e querido conhecido Quisque Grill, que possui uma característica particularmente interessante, a pista de dança fica entre as mesas e não isolada em um canto. Com isso mesmo que não está dançando pode acompanhar os "varredores" da pista (essa expressão meu pai usava referenciando o seu pai que adorava dançar e o fazia muito bem) .
Contamos com a presença do respeitadíssimo Jaime Aroxa que mesmo em sua correria foi nos prestigiar falando dentre outros assuntos um pouco de sua história e também sua preferência da dança pela diversão do que da dança pela competição (humildemente concordo) . Faltou um pouco de sua dança (olha a soberba!).
Foram 4 apresentações ao todo, lembrando que mesmo sendo recente eu posso ter confundido um pouco a ordem delas. Sobre as apresentações no geral, só digo que minhas mãos estavam praticamente sangrando no final, era muita coisa excelente. Portanto não estranhem se eu usar a palavra "energia" repetidas vezes, é a que melhor descreve a Noite Latina.
Primeiro a prata da casa deu as boas vindas, Leo e Cecília realizaram uma apresentação de salsa. Uma energia, um sincronismo, uma confiança, um carisma, que me obrigaram a beber um suco para repor os líquidos que perdi enquanto fiquei babando por eles.
Em seguida, Patica Borges e Israel Szerman, dançaram um zouk gostoso. Mostraram que tem conteúdo e a influência direta da lambada fica viva na apresentação deles. Destaque para o fato de eles terem usado os passos que ensinaram no decorrer do dia, fica aquela sensação, para quem foi na aula, de "Eu sei fazer um passo que foi usado nessa apresentação!". Obs: Como sou inicialnte no zouk, no meu caso a frase fica "Eu sei fazer SÓ um passo que foi usado nessa apresentação".
Depois foi a vez da Fabiana Terra e do Patrick Oliveira mostrarem a salsa que os trouxe até nós, e só tenho a acrescentar 2 palavras, "Voltem Sempre!". A coreografia foi a mesma desse video (Bastidores Dança BH, aqui você vê antes!), e se eu delirei ao ver o vídeo, estar ali ao vivo é outra escala de emoções, mandaram muito bem, velocidade e precisão impressionantes, muito contagiante! "Não dá nem tempo de aplaudir!" foi um comentário que ouvi enquanto estava assistindo e concordo.
Para finalizar, prata da casa de cabo a rabo, The Zoukers mostraram seu embalo. Pecado mortal, esse que vos escreve nunca viu uma apresentação deles, mas agora não perde uma! Simplesmente adorei, sob coreografia e direção de Érico Reis mostraram uma alegria contagiante, uma harmonia divertida, e como não poderia faltar em zouk uma sensualidade impressionante. "Eu não sei para onde olhar!" foi outro comentário, e ainda bem a Pásso Básico fornecerá um DVD com os melhores momentos, quero guardá-los com carinho.
Mãos "sangrando", desidratado e com o coração pulando contente, voltemos para a pista para curtir um forró que se seguiu revezando com seus irmãos zouk, salsa e samba.
Caros, sobre as aulas, tem tanto o que comentar, estilos inéditos, excelentes professores, didática apurada, passos avançados, passos básicos, aprimoramento de movimentos específicos, mas se eu comentar não chego a tempo do sábado, tentarei no final do Dança BH!
Marcadores: Belo Horizonte, Dança BH, Dança de salão, Forró, Salsa, Samba, Zouk
sexta-feira, 18 de maio de 2007
Milonga na fogueira! (por Haroldo Lage)
Ontem rolou a milonga, primeiro baile do Dança BH. E esse querido blog vai comentá-lo em primeira mão para vocês que não foram (e, de boa, perderam).
Primeiro o lugar, A.E.U. (Associação dos Empregados da Usiminas) foi sabiamente escolhido, bastante arejado, iluminação decorativa agradável e espaço suficiente que comportou confortavelmente a todos os presentes. O DJ mandou bem no tango, mas de vez em quando rolava uma quebra geral tocando músicas "nada a ver" com tango em curtos intervalos, se isso é costume em milongas eu não sei, mas achei estranho. Detalhes estavam presentes, a pulseira azul que marcava os presentes era da cor da bandeira do pais que originou o tango, até o cardápio foi pensado, o vinho era argentino (Fincas Privadas, já conhecia de outras horas, bom vinho, não resisti e pedi uma garrafa), havia também "empanadas argentinas" que não cheguei a pedir.
As apresentações, principais atrações da noite, justificaram as espectativas, tanto Maricel e Roberto, quanto Érico e Samira fizeram apresentações de impacto. Dançaram ao todo 5 músicas. Enquanto Érico e Samira apresentaram um tango mais vigoroso com movimentos firmes, intensos e acrobáticos mais destinados a apresentações, Roberto e Maricel apresentaram um tango mais contido repleto de brincadeiras, mais destinado a dança em bailes. Chovendo no molhado apresentaram técnica impecável, dava para perceber de longe a leveza da condução e a alegria dos dançarinos espalhou para o publico que aplaudiu de pé.
(Esse relato foi rabiscado ao chegar do baile a lapidado na manhã seguinte. E que venham a Noite Latina e as oficinas de hoje!)
Marcadores: Belo Horizonte, Dança BH, Dança de salão, Tango
quinta-feira, 17 de maio de 2007
Treinamento, Flexibilidade e Força na evolução técnica da dança (por Ðri Rodrigues)
Madonna canta, em uma de suas baladinhas famosas, you can dance for inspiration, que signfica "você pode dançar, como inspiração". Muita gente, antes de entrar em aulas ou mesmo de conhecer os bailes, tem uma sensação triste de que não vai conseguir dançar, e chega a dizer isso várias vezes. "Eu não consigo."
Segunda-feira eu encontrei o Albená na escola, e falei de não ter conseguido um vídeo dele pra colocar aqui, pra vocês. Coincidências que o destino desenha, eu ontem recebi um email do Nakamura, um dos bolsistas da escola, e nele havia um vídeo que, apesar de não ser do Albená, pode ter a ver com a palestra dele. Não que eu saiba previamente o conteúdo da palestra, mas tenho certeza que a coreografia de salsa abaixo não seria possível sem treinamento, flexibilidade e força. E muita força de vontade.
E VOCÊ? PODE DANÇAR?
No sábado, 19 de maio, às 14:40h, o encontro recebe a oficina ministrada por Albená Nunes.
Mais mídia!
(nota na agenda cultural do Estado de Minas.)
(matéria sobre o DançaBH no Diário da Tarde – Caderno 2)
Entrada ao vivo no jornal da Rede Minas – 11h50
Entrevista ao vivo programa Elas (TV Horizonte) – 17h
Divulgação na web: GUIABH.COM, dançabh!
p.s.: a dica do "GuiaBH" veio por email, quem mandou foi o Roudg! Aqui no blog a gente entrega o crédito a quem merece... ;O)
O grande baile de aniversário
Sinta o clima:
Inspirada nas aventuras do detetive Dick Tracy, a Academia Passo Básico de Dança de Salão traz para vocês UMA NOITE NO CABARÉ. Comemorando os 12 anos de escola e trajetória, a trupe encarna os gângsters e as divas nessa atmosfera deliciosa dos cabarés de outrora, num baile inesquecível. No meio da festa, um mini-espetáculo comemorativo, com apresentações do grupo Passo Básico e de professores convidados do encontro: Fabiana e Patrick, Cristóvão e Katiúsca, Stéphane e Renata, Fabiano e Juliana. Imperdível também a apresentação do Érico Reis com a Samira Nagem, a mesma coreografia que representou Minas Gerais no último Baila Floripa.
Onde? Lapa Multshow, Av. Álvares Maciel, 312, Santa Efigênia.(ver o mapa)
A que horas? A partir das 22h.
Que dia? Sábado, 19 de maio de 2007.
Quanto? Se você correu na secretaria da escola, pagou R$20,00 por convite. Se está vai participar do encontro, o convite foi incluso no pacote. Agora, se você deu bobeira e deixou pra última hora, não se desespere - mas também não relaxe muito. Os convites serão vendidos também na portaria, a R$25,00. Lembre-se que a casa está sujeita a lotação, e você não vai querer ser BARRADO NO BAILE. Ainda dá tempo de comprar hoje, na secretaria, com desconto. CORRA! Aproveite o horário de almoço!
ENTRE NO CLIMA!
quarta-feira, 16 de maio de 2007
Segundo baile, Noite Latina!
AI AI AI! (Em voz aguda, alto volume e movimentos excêntricos)
Estereótipos a parte, na sexta será o dia da noite latina! Se você gosta de salsa, samba, zouk ou forró, é um prato cheio com sobremesa e talheres de prata!
Nesse 18 de maio às 21:30, lá no Quiosque Gril (aqui o serviço é completo, olha só link pro mapa no google maps) que fica na Av. Raja Gabáglia, 3375, São Bento.
Como de costume antecipe sua compra, pois é R$15,00 antecipado (na secretaria PB) e R$20,00 na portaria.
Teremos também apresentações, mas nossos espiões ainda não conseguiram passar pelo leão de chácara da secretaria, mas assim que conseguirmos vocês serão os primeiros a saberem!
Editado:
Conseguimos! As apresentações são muitas!
Israel e Patica, The Zoukers, Leo e Cecilia, Fabiana Terra e Patrick
Marcadores: Belo Horizonte, Dança de salão, Historia da Dança, Salsa, Samba, Zouk
domingo, 13 de maio de 2007
Primeiro baile Dança BH, Milonga
Nessa quinta começa o Dança BH, evento ansiosamente aguardado por todos nós.
E a abertura é por nada menos que uma milonga. E esse querido blog vem te contar tudo o que vai rolar.
Será na A. E. U. lá na Pampulha que fica na
Pude espionar por alguns segundos um ensaio da prata da casa, e digamos que foi "UOU!". Mal posso esperar pela apresentação completa.
Vale lembrar que o ingresso na porta custará 20,00, mas na secretaria antecipado, 15 reais.
Amanhã, dados sobre o segundo baile, a Noite Latina.
Marcadores: Belo Horizonte, Dança BH, Dança de salão, Tango
É nois na midia! e parabéns especial
sexta-feira, 11 de maio de 2007
Madonna? Dick Tracy? 12 anos de Passo Básico?
Sim! Todas essas coisas se relacionam!
O tema do baile de aniversário desse ano é relativo aos cabarés e estilos do filme "Dick Tracy" (na versão de 1990). Uma das músicas que vai estar nas apresentações da Passo Básico é "Sooner or Later", que a Madonna cantou na cerimônia do Oscar® de 1990. Outra é "Hanky Panky". Aproveitem o estilão e comecem a entrar no clima!
Marcadores: Belo Horizonte, Dança BH, Dança de salão, Videos
quarta-feira, 9 de maio de 2007
História do Tango (por Haroldo Lage)
Hoje é o dia do tango.
Uma condução elaborada,
uma técnica apurada,
uma dama imponente,
um cavalheiro compentente...
Junte a isso uma música bem marcada, uma postura firme e uma liberdade de movimentos sem igual. Essa dança, que é uma das mais conhecidas na dança de salão, tem seu nome aparentemente oriundo da palavra tamgu da língua Ibília (falada em Niger e no Congo), onde significa "tambor" ou ainda dançar ao som de tambores.
Também se acredita que usou-se o termo tangor para seus tambores pois os negros tinham dificuldade de pronunciar tambor.
Seu berço é em Montevideo e em Buenos Aires. Alguns historiadores defendem que o tango de salão que conhecemos hoje veio de uma dança originada na Espanha, executada por uma mulher, e em seguida pelo "Andalusian Tango" executado por um ou dois casais usando castanholas.
Segue abaixo uma cena clássica de filme que certamente não é a melhor técnica de tango já apresentada no cinema, mas foi para mim (como também para muitos) a primeira visão de tango que tive.
Use toda essa inspiração, retire a sua melhor roupa do armário, seu sapato envernizado, caia na pista e lembre-se que antes de saber 31415926 passos o sentimento é o principal.
(Ao som de Santa Maria, GoTan Project)
As aulas de tango ocorrem:
Dia 18
16:00 - Tango (Corporacion Tango)
17:10 - Tango (Corporacion Tango)
Dia 19
10:00 - Tango (Corporacion Tango)
Dia 20
16:40 - Tango (Érico)
Fontes:
http://www.history-of-tango.com/history-of-tango-dance.html
http://www.centralhome.com/ballroomcountry/tango.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tango
Marcadores: Belo Horizonte, Dança BH, Dança de salão, Historia da Dança, Tango
segunda-feira, 7 de maio de 2007
"História" do Zouk (por Haroldo Lage)
Aumenta o volume...
Deixa as 3 batidas entrarem pelo seu ouvido, descerem um pouco, espalharem pelo corpo e te empurrarem para a pista...
Mas segura um pouco (só um pouco), deixa o pé acompanhando o gostoso ritmo...
Agora respira fundo e vamos voltar (só um pouco também) no tempo...
Para os anos 80, lá no Haiti onde o Zouk foi criado, seguindo para a França, Guadalupe e Martinica. Filho de estilos como Kompa, Balakadri, Mazurca, Biguine, kadans e gwo ka, seu nome significa festa.
Ao "longo" do tempo esse estilo que conhecemos pela sensualidade e ritmo gerou alguns outros estilos de dançar zouk, como zouklove com seu jeito mais dramático e romântico, zouk lambada que lembra mais o seu pai lambada (mais informações The decline of Lambada and the rise of Zouk) e o soulzouk criado no Brasil que puxa mais para a melodia da música ao invés da batida. Vale lembrar que no auge da lambada o zouk chegou a ser conhecido como lambada francesa, devido a similaridades na dança, essa herança perdura até hoje.
História contada, aceitamos outras versões, mas agora vamos chamar aquela dama (e por que a senhorita não chama aquele cavalheiro?) para a pista porque o meu vizinho do andar de baixo já está reclamando do barulho dos meus pés!
(Ao som de Hotel California em Zouk)
Fontes:
Zouk, Wikipedia- inglês
zouk, Wikipedia - português
As aulas de Zouk no Dança BH ocorrem nos seguintes dias e horários
18 de maio - 14:30 com Érico. 17:10 e 18:20 com Israel e Patrícia.
19 de maio - 10:00 e 11:10 com Israel e Patrícia. 12:30 com Érico.
20 de maio - 15:30 com Érico.
Marcadores: Belo Horizonte, Dança BH, Dança de salão, Historia da Dança, Zouk
domingo, 6 de maio de 2007
Carlos Leça: Técnicas teatrais na dança (por Ðri Rodrigues)
Um dos cursos ofertados nesse DANÇABH é do Leça, sobre técnicas teatrais. Apaixonado por musicais, esse ator/dançarino/cantor/1001 utilidades tem a experiência de teatro musical por todo o país e também fora dele, com passagens pelos Estados Unidos, Canadá e Europa. Ele esteve recentemente em BH, no espetáculo "Cauby, Cauby", que a Juliana Miranda e a Páola Barata assistiram e recomendam! Confesso a vocês que fiquei empolgadíssima quando ele me deixou um recado no orkut, oferecendo um vídeo em que ele canta um tango, no espetáculo Entretangos (única apresentação realizada dia 24/10/2006 no Teatro Municipal de Niterói).
Infelizmente, o vídeo não pode ser colocado diretamente aqui, como foram colocados os outros, mas isso não impede que vocês o assistam. Basta um simples clique nesse link e vocês serão levados direto ao Entretangos - Teatro Municipal de Niterói, no clipe do cantor Carlos Leça.
Além da participação no encontro, Carlos Leça fica em BH para as audições de Morgana, nos dias 21 e 22!
hmmm... Vejo um olhar inquisidor em sua face, querido leitor...
Morgana é o espetáculo que Páola Barata está preparando, junto com a Companhia de Dança Passo Básico, e que já foi até aprovado na Lei Rouanet de incentivo à cultura! Claro que os alunos-patrocinadores já sabiam do que eu estava falando, certo? E Carlos Leça está envolvido na direção desse trabalho.
Portanto, se você sempre sonhou em libertar a Jennifer Lopez (em "Dança Comigo", 2004) que existe dentro de você, ou o Patrick Swayze (em "Ritmo Quente", 1987), ou mesmo o Ricky Martin (em clips como o da música "Livin' La Vida Loca" ou "She Bangs") que você sabe que é, não perca a oportunidade de introduzir TÉCNICAS TEATRAIS NA sua DANÇA. O curso é no dia 20 de maio (domingo), às 14:20h, na sala 1.
sábado, 5 de maio de 2007
Juliana Espíndola e Fabiano Vivas (vídeo)
Samira Nagem, nossa professora loirinha adorada, voltou do VI Baila Floripa simplesmente apaixonada pela apresentação desse casal. Vale a pena conferir!
As aulas: 19 de maio, 11:10h (iniciante!), 16:10h (intermediário) e dia 20 de maio, 13:20h (avançado).
Nós na mídia. Outra vez. ;O)
sexta-feira, 4 de maio de 2007
QUENTE! QUENTE! FERVENDO! (Temas das aulas)
Já falei que esse blog fica no pé dos organizadores do evento, né? Que a gente enche a paciência deles pra conseguir todas as informações possíveis e imagináveis, certo?
Pois essa é quentíssima! Páola Barata me mandou um email contando os temas e níveis dos cursos e aulas. Os leitores do blog têm a vantagem de receber tudo mastigadinho, viu que bacana?
Sem maiores delongas:
DIA 18 DE MAIO
| SALA 1 | SALA 2 |
11:00 | Cadastramento | Cadastramento |
12:30 | Salsa : Fabiana e Patrick Salsa no 2 Iniciante | Tango : Roberto e Maricel Milonga – Uso do Intermediário |
13:40 | Salsa : Leonardo e Cecília Variações de Cross Body Iniciante | Zouk : Érico Giros e contra-giros com Intermediário |
14:50 | Salsa : Fabiana e Patrick Footwork Intermediário | Cha-cha : Stéphane e Renata |
15:50 | Intervalo 20 | Intervalo 20 |
16:10 | Tango : Roberto e Maricel Voleios e Giros Intermediário | Zouk : Israel e Patica Fundamentos Iniciante |
17:20 | Tango : Roberto e Maricel Volcadas : inclinação do eixo e de peso - Avançado | Zouk : Israel e Patica Sequências Intermediário |
18:30 | Rumba : Stéphane e Renata | Tango : Érico Sacadas de pernas da dama Intermediário |
DIA 19 DE MAIO
| SALA 1 | SALA 2 |
10:00 | Tango : Roberto e Maricel Tango Vals – Possib.rítmicas e Intermediário | Zouk : Israel e Patica Passos de efeito Avançado |
11:10 | Samba : Fabiano e Juliana – DEM(densidade,extremidade, Iniciante | Zouk : Israel e Patica Zouk com 2 damas Avançado |
12:20 | Salsa : Fabiana e Patrick Salsa no 1 - Variações Inter/Avançado | Zouk : Érico Dolphin Moves Intermediário |
13:20 | Almoço | Almoço |
14:40 | Palestra prática : Albená A importância do treino de força e | |
16:10 | Salsa : Leonardo e Cecília Seqüência de figuras Intermediário | Samba : Fabiano e Juliana Musicalidade Intermediário |
17:20 | Rock : Stéphane e Renata | Samba : Cristóvão e Katiusca Repertório e Ligações Iniciante |
18:30 | Salsa : Stéphane e Renata | Samba : Cristóvão e Katiusca Enfeites ( giro, esse, cruzado Intermediário |
DIA 20 DE MAIO
| SALA 1 | SALA 2 |
12:00 | Rumba : Stéphane e Renata | Samba : Cristóvão e Katiusca Dinâmica e musicalidade Avançado |
13:10 | Cha-cha : Stéphane e Renata | Samba : Fabiano e Juliana Estilos de samba Avançado |
14:20 | Carlos Leça Técnicas teatrais na | |
15:30 | Zouk : Érico Musicalidade Avançado | Salsa : Leonardo e Cecília Salsa Show Avançado |
16:40 | Rock : Stéphane e Renata | Tango : Érico Troca de papéis Avançado |
17:40 | Encerramento | Encerramento |
Marcadores: Belo Horizonte, Cha-Cha, Cha-Cha-Cha, Dança BH, Dança de salão, Rock, Rumba, Salsa, Samba, Tango, Zouk
quinta-feira, 3 de maio de 2007
Rumba, um pouco de sua história (por Haroldo Lage)
Seguindo um pouco mais pela história da dança, hoje tem um pouco de rumba!
Rumba é como é conhecido uma série de variações de danças originadas na Espanha e na África. Seu principal crescimento foi em Cuba, mas existem desenvolvimentos similares dessa dança em outra ilhas caribenhas e na América Latina no geral.
No século 16, a vinda de escravos negros da África trouxe a influencia da Rumba. Composta por movimentos sensuais extremamente rápidos com movimentos generosos de quadris, tendo o cavalheiro uma postura agressiva e a dama uma postura defensiva (Confesso que já vi algo assim em algumas baladas... Seria influência?)
A marcação é forte e compassada, para ritmar a forte dança, com presença das clássicas maracas!
Após a segunda guerra, houve a origem de uma variação conhecida por "Son", recebendo movimentos mais lentos e refinados da original Rumba (Alguem do Zouk que montar uma teoria da conspiração?). A Rumba americana é uma variação desse "Son".
E segue a contagem regressiva!
As aulas de Rumba ocorrem na sexta 18:20 e no domingo às 12:00, com Stéphane e Renata.
Fonte: Rumba History of Dance
Marcadores: Belo Horizonte, Dança BH, Dança de salão, Historia da Dança, Rumba, Zouk