segunda-feira, 7 de maio de 2007

"História" do Zouk (por Haroldo Lage)

Aumenta o volume...
Deixa as 3 batidas entrarem pelo seu ouvido, descerem um pouco, espalharem pelo corpo e te empurrarem para a pista...
Mas segura um pouco (só um pouco), deixa o pé acompanhando o gostoso ritmo...
Agora respira fundo e vamos voltar (só um pouco também) no tempo...
Para os anos 80, lá no Haiti onde o Zouk foi criado, seguindo para a França, Guadalupe e Martinica. Filho de estilos como Kompa, Balakadri, Mazurca, Biguine, kadans e gwo ka, seu nome significa festa.
Ao "longo" do tempo esse estilo que conhecemos pela sensualidade e ritmo gerou alguns outros estilos de dançar zouk, como zouklove com seu jeito mais dramático e romântico, zouk lambada que lembra mais o seu pai lambada (mais informações The decline of Lambada and the rise of Zouk) e o soulzouk criado no Brasil que puxa mais para a melodia da música ao invés da batida. Vale lembrar que no auge da lambada o zouk chegou a ser conhecido como lambada francesa, devido a similaridades na dança, essa herança perdura até hoje.

História contada, aceitamos outras versões, mas agora vamos chamar aquela dama (e por que a senhorita não chama aquele cavalheiro?) para a pista porque o meu vizinho do andar de baixo já está reclamando do barulho dos meus pés!

(Ao som de Hotel California em Zouk)

Fontes:
Zouk, Wikipedia- inglês
zouk, Wikipedia - português

As aulas de Zouk no Dança BH ocorrem nos seguintes dias e horários
18 de maio - 14:30 com Érico. 17:10 e 18:20 com Israel e Patrícia.
19 de maio - 10:00 e 11:10 com Israel e Patrícia. 12:30 com Érico.
20 de maio - 15:30 com Érico.

3 comentários:

Patrícia Souza (Tiça) disse...

Hahaha... coitado do vizinho de baixo!!!
O Zouk é legal, realment contagia!!!
=)

Haroldo Lage disse...

É delicioso!

Universo da Dança disse...

Bom, considero o passo básico a escola mais capacitada e com excelente profissionais de dança de salão e por conhecer somente nos ambientes de dança o Léo e especialmente o prof. Érico arrebentam... há tbm sou prof. e ministrei aula no congresso de Arraial, e gostaria de parabenizar todos da escola passo básico pelo o evento, e ká vai uma perguntinha para vc's dançamos zouk ou lambada.. rsrsrsr vcs estão de parabens.. prof Érico sempre te adimirei e fui o dos votos para vc dar aula de zouk no 2° minas Zouk abraços Léo Bruno